Redes Sociais

twitterfacebookgoogle plusrss feedemail

24 junho, 2012

Diário de Bordo: Arcozelo da Torre

Moradias em Arcozelo da Torre
A primeira actuação do Rancho Folclórico de Elvas (RFE) teve lugar no domingo, dia 17 de Junho de 2012, na localidade de Arcozelo da Torre, uma pequena e acolhedora freguesia localizada no concelho de Moimenta da Beira, no distrito de Viseu.
A saída de Elvas até Arcozelo da Torre para percorrer os 236 quilómetros de estrada, apenas contabilizada a viagem de ida, começou às 6 horas da manhã, ainda mal o sol raiava na planície alentejana.
Momento da segunda paragem
de Elvas a Arcozelo da Torre
Do interior alentejano até ao centro norte de Portugal a deslocação fez-se com dois períodos de descanso, nota para alguns aspectos curiosos na última. Nesta referida pausa conseguimos descobrir um café aberto, no último dia antes de iniciar férias, cujo preço da imperial situava-se nuns convidativos 0,45 cêntimos. Raro nos dias que correm, talvez, ainda não descoberto pela troika do BCE, FMI e CE.
Chegados a Arcozelo da Torre, as habitações em pedra e os quintais pintados de imponentes cerejas cor de vinho fizeram as delícias da maioria dos elementos do conjunto elvense. Feitas as apresentações a hora era de confortar o estômago quase sete horas depois da partida de Elvas. Feijão com arroz e outras iguarias da região estiveram em cima da mesa num almoço aproveitado para pôr a conversa em dia.
Após o repasto sobrou ainda tempo para um pequeno passeio na pacata vila entre o centro e o norte de Portugal. Junto ao palco situado perto de uma capela num pátio aberto e preenchido de calçada portuguesa o som estava pronto para iniciar a tarde folclórica.
Quatro elementos do RFE
após vestirem os trajes
O desfile marcou o arranque do festival que reuniu os grupos de folclore de Elvas, Arcozelo da Torre, Maia, Penafiel e Aveiro. Entregues as lembranças e dadas as boas-vindas pelas entidades municipais e instituições do concelho o festival começou com a prestação do grupo da casa.
Logo depois foi a vez do Rancho Folclórico de Elvas iniciar a sua actuação de 25 minutos com temas alusivos ao mundo rural e a episódios vividos nas décadas em que a agricultura se assumiu como o pão de boca de muitos alentejanos.
Danças, trajes, música e etnografia do Alto Alentejo em palco
Depois do esforço estava na retemperar energias com um refrescante banho de modo a enfrentar outros 236 quilómetros de regresso a Elvas. Pelo meio, em dia de Portugal-Holanda, num encontro de futebol a contar para o Europeu de 2012, houve tempo para uma paragem numa superfície comercial na Covilhã. Ali se havia de gritar golo pela segunda vez com a garantia que o país tinha ultrapassado o grupo apelidado da morte.
A chegada à cidade natal aconteceu já depois da meia-noite, recolhendo-se os trajes, os utensílios e os instrumentos musicais até ao ensaio de preparação para o próximo espectáculo. Azinhal em Castro Marim, no Algarve, é a próxima paragem do Rancho Folclórico de Elvas.

0 comentários: