Redes Sociais

twitterfacebookgoogle plusrss feedemail

18 agosto, 2010

VIII Festival de Folclore de Britiande

O Rancho Folclórico de Elvas surgiu um ano e meio após a Revolução de Abril de 1974, e desde então, tem marcado presença em inúmeros festivais de norte a sul do país e no estrangeiro.
Ao longo dos últimos meses, o rancho elvense tem divulgado as tradições e a cultura da cidade em localidades como São Brás de Alportel, no Algarve, ou em Britiande, no concelho de Lamego. É sobre esta última actuação que iremos falar neste "post".
A viagem começou pouco depois da hora do almoço e até Britiande houve tempo para duas paragens para esticar as pernas. Afinal de Elvas a Britiande, no concelho de Lamego, distam cerca de 300 quilómetros.
Pelo caminho fica a imagem de um Portugal em chamas, nesse dia foram vários os fogos florestais que puseram inúmeros bombeiros a trabalhar perante as altas temperaturas. Em dois dos distritos que passámos - Covilhã e Viseu - as notícias dos incêndios marcaram o último dia de Julho.
O fim da viagem até esta pequena povoação deu-se por volta das 18,30h. À chegada um pequeno grupo de Zé's Pereira's (grupo de bombos) recebeu-nos de braços abertos junto à sede da Associação Cultural e Desportiva de Britiande, colectividade que organizou o VIII Festival de Folclore de Britiande.
Com o aproximar da hora de jantar iniciou-se a altura de reconfortar o estômago de todos os grupos presentes no Festival. Seguiu-se o tempo de vestir os trajes e afinar os intrumentos rumo ao desfile pelas principais ruas da freguesia que tem uma população residente de 1500 habitantes.
Por volta das 22 horas, o Rancho Folclórico de Elvas subiu ao palco para se apresentar, à semelhança do que aconteceu com os restantes conjuntos. A actuação em si ocorreu já à meia-noite. Destaque para uma novidade apresentada que teve a ver com a figuração de um dos elementos, que teve a incumbência de demonstrar através da representação o momento da bucha, isto é, aquilo que os alentejanos comiam no intervalo da ceifa.
O público e a organização reagiu bastante bem ao espectáculo trazido pelo Rancho de Elvas, tendo inclusive recebido elogios muito gratificantes da prestação no Festival de Britiande.
Porque a noite já ia longa dirigimo-nos para o Centro Desportivo daquela cidade do norte de Portugal, em pleno pinhal, onde o grupo pernoitou. Antes disso, houve ainda tempo para uma pequena ceia em conjunto e acompanhada com músicas e modas alentejanas e populares.
No dia seguinte, a parte da manhã foi dedicada para uma descida e visita ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios e centro de Lamego. A chegada ao Alentejo e a Elvas aconteceu ao final da tarde de domingo, dia 1 de Agosto, para dias mais tarde se pensar no 20º Festival Internacional de Folclore de Elvas.

0 comentários: